Naturalia | Animalia

O louceiro romântico que coroa a coleção zoológica do Gabinete de Curiosidades Karnart contém, meticulosamente instalados sobre salvas e bandejas de prata exemplares diversos de caveiras, fetos animais, mumificados, ovos, ninhos, e em grandes gavetas, insetos, casulos diversos, pequenos répteis e anfíbios secos, etc. Todos os exemplares da colecção de Animalia foram doados e/ou recolhidos de forma não danosa para o planeta.


Vídeos de RECOLHA, TRATAMENTO E INSTALAÇÃO de alguns espécimes da colecção de Naturalia do GCK. Chamamos a atenção para o facto de algumas destas imagens poderem ferir a sensibilidade dos visionadores.

Recolha de crânio de bovino para a colecção de Animalia do GCK, por Luís Castro, filmagem de Nuno Santos, Parque de Natureza de Noudar, Barrancos, Alentejo, 2017.11.02.

Coruja atropelada recolhida por Luís Castro em viagem pela Serra de Aljezur aos dias 2018.05.27; filmagem casual.

Tratamento de ovos de andorinha-das-chaminés recolhidos por Luís Castro no Convento de São Francisco, em Serpa, no dia 2018.05.20. Filmagem de Fabrice Ziegler.

Tratamento de feto de ovino, mudança de líquido de conservação, Luís Castro em filmagem de Thomas Mendonça, dia 2016.07.20. Este animal faz parte do espólio pessoal de Luís Castro e foi recolhido durante uma aula prática de Anatomia Veterinária, num matadouro de Lisboa, em 1980.

Instalação de espécimens de Blattaria por Beatriz Mestre Costa, filmagem e supervisão de Luís Castro, dia 2018.11.11.

Pode encontrar outros vídeos desta temática no canal KARNART GCK em “GCK polo de Naturalia/Animalia”.