Acções Públicas

2020

NOVEMBRO

Numa coprodução do pelouro da Cultura e do pelouro dos Direitos Sociais, da Câmara Municipal de Lisboa, e da Fundação Fair Saturday, entidade sem fins lucrativos sediada em Bilbau, Espanha, o Fair Saturday é um festival internacional que se tem concretizado no dia seguinte à Black Friday em diferentes cidades do mundo, com eventos que celebram e cruzam a Arte, a Cultura, as Causas Sociais e o Comércio Justo, estimulando a  colaboração entre cidades e destacando o poder transformador da Cultura na sociedade. Apresenta-se como um festival cultural de caráter global que acontece desde 2014 a nível internacional, ancorado na organização aberta e participativa de atividades artísticas e culturais em que cada uma apoia um projeto social, à sua escolha. A KARNART aceitou o convite e participou no Festival com o espectáculo em linha “Bobo”.

Primeiro de cinco “Debates COVID” que integraram a programação da Semana da Ciência e Tecnologia de 2020, “C de Cultura” foi moderado pela Presidente da Ciência Viva A. N. C. C. T. (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica), Rosalia Vargas, e teve como participantes Luís Castro, director artístico da Karnart, Emília Ferreira, directora da Museu Nacional de Arte Contemporânea, e Pedro Gadanho, arquitecto e programador cultural. O desafio proposto ao painel foi “Com a crescente complexidade das sociedades, o conhecimento é cada vez mais transversal a todos os setores da atividade humana. Qual o papel da cultura na sociedade de hoje e que contributos poderá dar à ciência e a inovação?”

 

OUTUBRO

na Fábrica do Braço de Prata, participação de Luís Castro com o tema …
vídeo

No dia 18 de Outubro de 2020, a Karnart acolheu a visita guiada do Grupo de Pesquisa Olhar Activo ao seu Gabinete de Curiosidades. O grupo, constituído por seis profissionais com deficiência visual, desenvolve trabalho de campo acerca da experiência enquanto público teatral das pessoas cegas. Foi criado no contexto da pesquisa de doutoramento intitulada “Teatro, lugar onde se vê?: a experiência teatral para pessoas cegas desde a perspectiva da inclusão, do desenvolvimento humano e da inovação”, de Cintya Floriani Hartmann (Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa e bolseira FCT).

Relatório de informação de Cintya Hartmann aqui.

MAIO

iniciativas e apresentação ligada a confinamento

JANEIRO

Participação na abertura das Comemorações do Centenário de Bernardo Santareno Fundação Calouste Gulbenkian | Auditório 2 | 15.35-16.35h 3º painel “O Homem do Teatro necessita do público de uma maneira carnal, pois o Teatro é, em si mesmo, a expressão artística mais carnal de todas”. Organizadora e Moderadora: Fernanda Lapa
Intervenientes: Luís Castro, Antonino Solmer, Carlos Avilez e Vicente Batalha
Video

2019

NOVEMBRO

Numa coprodução do pelouro da Cultura e do pelouro dos Direitos Sociais, da Câmara Municipal de Lisboa, e da Fundação Fair Saturday, entidade sem fins lucrativos sediada em Bilbau, Espanha, o Fair Saturday é um festival internacional que se tem concretizado no dia seguinte à Black Friday em diferentes cidades do mundo, com eventos que celebram e cruzam a Arte, a Cultura, as Causas Sociais e o Comércio Justo, estimulando a  colaboração entre cidades e destacando o poder transformador da Cultura na sociedade. Apresenta-se como um festival cultural de caráter global que acontece desde 2014 a nível internacional, ancorado na organização aberta e participativa de atividades artísticas e culturais em que cada uma apoia um projeto social, à sua escolha. A KARNART participou nesta primeira edição do Festival com uma visita guiada ao Gabinete de Curiosidades Karnart, cujas receitas reverteram a favor do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovidual e dos Músicos CENA-STE.

https://fairsaturday.org/es/#fs2019

OUTUBRO

A World Cities Culture Forum, rede internacional de cultura que envolve trinta e oito cidades mundiais, promoveu sob presidência de Justine Simons (Vereadora da Cultura de Londres) em 2019 em Lisboa, organizada pelo Pelouro da Cultura e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa, a sua cimeira anual. A KARNART foi convidada a participar na generalidade do evento, jantar de gala incluído, a acolher no dia 23 pelas 14.30h uma das sessões de trabalho no seu espaço, e a fazer uma breve apresentação do mesmo e do seu Gabinete de Curiosidades ao colectivo de delegados presente.

2018

JULHO 

Luís Castro entrevistado por Pedro Mendes do portal da comunidade das Artes “Coffeepaste”

? MÊS ?

descalabro apoios
Data e apresentação + enlace vídeo + entrevistas

2013

? MÊS ?

Participação com o espectáculo PERFINSTMUSEUM

2003

? MÊS ?

direcção Jorge Salavisa, coordenação Lúcia Sigalho | participação da KT com DB lendo um texto Virgílio Almeida