Gabinete Curiosidades Karnart

Imagem de Vel Z a partir de uma instalação de Luís Castro para o perfinst "Buonarroti"

O GCK, sede e espaço de trabalho da estrutura de criação e investigação artística KARNART desde 2014, situa-se no número 168 da Av. da Índia, a Belém, em Lisboa, e é composto por um gabinete de curiosidades com diferentes núcleos expositivos, uma sala polivalente, um centro de documentação e vários gabinetes de trabalho. Nele se desenvolvem iniciativas de âmbito artístico, científico, ecológico ou social.

As expressões “gabinete de curiosidades” e “quarto das maravilhas” designam os lugares onde, durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e XVII, se colecionava uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animal, vegetal e mineral. Os gabinetes de curiosidades apareceram, portanto, durante o Renascimento na Europa, e são os antecessores diretos dos museus de Arte e de História Natural, tendo tido um papel fundamental no desenvolvimento da ciência moderna.

Inspirando-se naquele conceito, a Karnart – estrutura que no seu trabalho artístico recorre frequentemente a objectos de Naturalia – designou a espaço onde passaria também a depositar a colecção de objectos peculiares que os seus mentores coleccionam desde 1980, como Gabinete Curiosidades Karnart.

Na exposição que no GCK se pode visitar, a Karnart instala meticulosamente o seu espólio em vitrines e armários, agrupando-o em núcleos temáticos: naturalia/animalia, naturalia/vegetalia, naturalia/mineralia, artesanato, têxteis, erotismo, etc. Nenhum dos objectos da colecção foi recolhido de forma danosa para o planeta, ou explorou de alguma forma os artesãos envolvidos.

 

PARA CONHECER OS CONTRIBUIDORES DE ALGUMAS DAS PEÇAS ICÓNICAS
DO GABINETE DE CURIOSIDADES KARNART, POR FAVOR PRESSIONE AQUI

COMENTÁRIOS