Perfinst, Apresentação e Origem

A necessidade de criar o neologismo perfinst surgiu quando Luís Castro, encenador e actor português nascido em Moçambique em 1961 e a propósito da concepção do espectáculo COMB em Londres, 1996, se confrontou com a dificuldade de classificar aquele que seria um projecto misto de performance e instalação.

O perfinst, que se tem vindo a consolidar enquanto conceito de pesquisa artística, flui entre as artes do palco e as artes visuais. A linguagem performativa, que usa técnicas do teatro, da dança e do body-art, e pode ou não recorrer a texto (dramático, romance, poesia, ensaio, etc.), pressupõe que a construção de personagens se focaliza numa interiorização rigorosa, cuja expressão pode ser a palavra, o movimento ou o rasgar dos limites físicos do próprio corpo. A linguagem plástica – de inspiração nas artes visuais e no cinema – tem como ponto de partida o espaço (de a(re)presentação, normalmente não convencional), os objectos (que não têm que funcionar como os tradicionais adereços de espectáculo), a caracterização (marcada, do rosto e/ou do corpo dos intérpretes) e/ou a imagem (animada ou fixa). As linguagens performativa e plástica coexistem no espectáculo com pulsões independentes tocando-se, divergindo, multiplicando hipóteses de mensagem, interrelacionando referentes, permitindo que cada espectador possa ver um espectáculo diferente e desfrute de sensações próprias.

Pretende-se no perfinst, e dada a sua proximidade física com os actores ou performers, levar o espectador a percepcionar com todos os seus sentidos. A participação activa do mesmo pode inclusivamente influenciar o trilho diário do espectáculo. Nos ambientes dos perfinst podem sentir-se referências expressionistas, neo-realistas ou butô, devendo ser sempre gerados trabalhos de cruzamento multidisciplinar com cariz de intervenção social. Pretendem criar-se objectos de grande dimensão estética e forte impacto interventivo, quer do ponto de vista antropológico quer do ponto de vista sociológico, quer ainda dos pontos de vista ambiental e ecológico.

 

CRIAÇÕES KARNART AGRUPADAS NO ESPECTRO PERFINST: UMA LEITURA POSSÍVEL