Histórico de Espaços

 

Teatros nacionais ou municipais, centros culturais, arquivos históricos, galerias de arte, armazéns, casas abandonadas, foram, entre outros e ao longo de anos, espaços-ninho de alguns dos projectos, quer do colectivo pré-Karnart, quer da Karnart enquanto associação cultural legalmente constituída.

Os mais icónicos de entre eles terão sido a secção de Anatomia da antiga Escola Superior de Medicina Veterinária, onde a estrutura existiu entre 2001 e 2009, a que se chamou EspaçoKarnart, propriedade da Universidade Técnica de Lisboa, e o armazém do Nº 13 do Beco da Mitra, em Marvila, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa, ocupado entre 2009 e 2011 apenas para arrumação de materiais e peças, no biénio 2012-13 também para apresentação de espectáculos.

O espaço que a Karnart actualmente habita e denominou Gabinete Curiosidades Karnart, remonta ao início do século enquanto estrutura de apoio a actividades relacionadas com o rio Tejo, e constitui-se num armazém tríplice que foi atelier dos escultores Lagoa Henriques (1923-2009) e Carlos Amado (1936-2010), e sede de um colectivo de arquitectos. Em elevado estado de degradação em 2014, ano em que foi pela Câmara Municipal de Lisboa cedido à Karnart, o armazém foi requalificado a gosto e expensas da estrutura entre 2014 e 2016, e requalificado pela autarquia do ponto de vista estrutural, em 2017.

Uma palavra de reconhecido agradecimento a todos os que, ao longo dos anos e nos diversos espaços, contribuíram também com o seu esforço físico: associados, amigos, estagiários, voluntários.