PERFINST em Livro

PERFINST

O conceito em Livro

APRESENTAÇÃO

28 de Setembro de 2022 foi o dia, e 18, as horas, de um dos momentos mais significativos da vida da Karnart: o lançamento de um livro em suporte papel sobre o conceito matricial que os seus fundadores forjam e perseguem desde 1996, o PERFINST.

O livro dúplice, supervisionado do ponto de vista conceptual por Luís Castro e Vel Z, directores artísticos da Karnart, apresenta-se dividido nas duas partes que constituem o neologismo perfinst, PERF e INST, e que ancoram nos conceitos de PERFormance (artes performativas, lato sensu) e INSTalação (artes plásticas e digitais).

O livro PERF centra-se na pessoa, no ser animado, no intérprete do Perfinst, e integra textos de carácter especializado por Luís Castro, testemunhos na primeira pessoa das intérpretes Gisela Cañamero e Mónica Garcez, um texto científico da responsabilidade de Maria João Brilhante, e reflexões dos observadores especializados Emília Tavares, Nuno Carinhas e Claudia Galhós.

O livro INST foca o objecto enquanto protagonista, o inanimado dito com alma, as colecções do gabinete de curiosidades karnart, e alia a textos específicos de Luís Castro, testemunhos na primeira pessoa das intérpretes Bibi Perestrelo e Sara Carinhas, textos científicos de Maria Helena Serôdio e Daniela Salazar, e reflexões dos observadores especializados Gil Mendo, João Carneiro e Jorge Martins Rosa.

Os gémeos bivitelinos estão, do ponto de vista de construção gráfica, ligados por um caderno de imagens central, que se constitui enquanto ensaio visual da autoria de Vel Z.

A obra, coordenada por Rita Martins, licenciada em Filosofia e doutorada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e por Luís Castro, foi desenhada graficamente por Maria João Ribeiro, e tem responsabilidade de Licínia Ferreira na bibliografia e revisão dos conteúdos, e de Sérgio Vitorino nas pontuais traduções e retroversões. Pedro Costa, professor associado do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Estudos Dinâmia’CET-iscte, foi o leitor primeiro, o apresentador da obra ao dia do respectivo lançamento público.

Perfinst é uma co-edição da Karnart e do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com financiamento do Programa Gulbenkian Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian e parcerias da Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da editora A Bela e o Monstro Edições.

A edição, norteada por princípios de sustentabilidade e impressa pela Sociedade de Manufacturas Gráficas Papelmunde, contempla 600 exemplares com 25cm de altura e 18cm de largura, e um miolo de 128 páginas de texto em papel reciclado e 48 páginas de imagem, em papel couché semi-mate.

VÍDEO DE PROMOÇÃO