Livro PERFINST

PERFINST

O conceito em Livro

 


APRESENTAÇÃO EM LISBOA

No dia 26 de Agosto de 2023, pelas 18h, teve lugar na livraria Linha de Sombra, Cinemateca Portuguesa, Lisboa, uma terceira apresentação do livro PERFINST cujo pilar foi a professora auxiliar da NOVA FCSH e investigadora integrada do ICNOVA, Cláudia Madeira. Rita Martins e Luís Castro, coordenadores do livro, Maria João Ribeiro, designer gráfica, e Vel Z, conceito editorial e imagens, completaram o quórum da mesa assistidos pelos colaboradores Davi Rodrigues e Raquel Montez Raimundo, e apoiados pelos associados Graça Fonseca, Isabel Gaivão, Ana Magalhães e Jorge Martins Rosa. Agradece-se a João Coimbra de Oliveira [LdS/CP] o desafio lançado e a forma como acolheu o evento, e aos convidados Ana Amorim, Ana Silva, Andreia Lima, Bibi Perestrelo, Daniel Moutinho, Gabriela Paiva, João Carneiro, Luz Cuckov, Maria Júlia Dinis, Nuno Veiga, Teresa Huertas, entre outros, a empática presença na plateia.

LANÇAMENTO NO PORTO

No dia 15 de Abril de 2023 teve lugar no Porto o lançamento do livro PERFINST. Foi no Salão Nobre do Teatro Nacional São João, às 16h, estando presentes Luís Castro e Rita Martins, coordenadores do livro, Maria João Ribeiro, designer gráfica e Licínia Ferreira, revisora dos textos. O lançamento contou com uma introdução de acolhimento pelo Director Artístico do Teatro, Nuno Cardoso, e foi apresentado por Maria João Reynaud, Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 

LANÇAMENTO EM LISBOA

A apresentação primeira do livro que confirma o conceito matricial que os fundadores da Karnart forjam e perseguem desde 1996, PERFINST, teve lugar em Lisboa, no Gabinete Curiosidades Karnart, no dia 28 de Setembro de 2022, às 18h.

DESCRIÇÃO

O livro dúplice, supervisionado do ponto de vista conceptual pelos directores artísticos da Karnart, Luís Castro e Vel Z, apresenta-se dividido nas duas partes que constituem o neologismo perfinst, PERF e INST, e que ancoram nos conceitos de PERFormance (artes performativas, lato sensu) e INSTalação (artes plásticas e digitais). O livro PERF centra-se na pessoa, no ser animado, no intérprete do Perfinst, e integra textos de carácter especializado por Luís Castro, testemunhos na primeira pessoa das intérpretes Gisela Cañamero e Mónica Garcez, um texto científico da responsabilidade de Maria João Brilhante, e reflexões dos observadores especializados Emília Tavares, Nuno Carinhas e Claudia Galhós. O livro INST foca o objecto enquanto protagonista, o inanimado dito com alma, as colecções do gabinete de curiosidades karnart, e alia a textos específicos de Luís Castro, testemunhos na primeira pessoa das intérpretes Bibi Perestrelo e Sara Carinhas, textos científicos de Maria Helena Serôdio e Daniela Salazar, e reflexões dos observadores especializados Gil Mendo, João Carneiro e Jorge Martins Rosa. Os gémeos bivitelinos estão, do ponto de vista de construção gráfica, ligados por um caderno de imagens central, que se constitui enquanto ensaio visual da autoria de Vel Z.

A obra, coordenada por Rita Martins, licenciada em Filosofia e doutorada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e por Luís Castro, tem design gráfico de Maria João Ribeiro, bibliografia e revisão dos conteúdos de Licínia Ferreira, pontuais traduções e retroversões de Sérgio Vitorino. Pedro Costa, professor associado do Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Estudos Dinâmia’CET-iscte, foi o leitor primeiro, o apresentador da obra ao dia do respectivo lançamento público. Perfinst é uma co-edição da Karnart e do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com financiamento do Programa Gulbenkian Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian e parcerias da Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da editora A Bela e o Monstro Edições. A edição, norteada por princípios de sustentabilidade e impressa pela Sociedade de Manufacturas Gráficas Papelmunde, contempla 600 exemplares com 25cm de altura e 18cm de largura, e um miolo de 128 páginas de texto em papel reciclado e 48 páginas de imagem, em papel couché semi-mate.

APRESENTAÇÃO
GALERIA

Lançamento Lisboa, 2022.09.28 _ Fotografias por Alípio Padilha

GALERIA

Lançamento Porto, 2023.04.15 _ Fotografias de MJR, RM e TNSJ

GALERIA

Apresentação pública Lisboa, Livraria Linha de Sombra, Cinemateca Portuguesa, 2023.08.26

Audio sessão lançamento Porto [TNSJ 2023.04.15]: intervenções de Nuno Cardoso, Luís Castro, Maria João Ribeiro, Rita Martins, Licínia Ferreira e Maria João Reynaud
RECENSÃO