PERFINST em Livro

PERFINST

O conceito em Livro

Imagem de Vel Z
LOCAL E DATAS

Lisboa
Gabinete Curiosidades Karnart
28 de Setembro de 2022
18h

SINOPSE

A Karnart vai lançar um livro sobre Perfinst, conceito que forja e persegue desde a sua fundação enquanto estrutura profissional de criação e investigação artísticas, em 2001. A efeméride terá lugar a 28 de Setembro de 2022.

O livro, intitulado “Perfinst” e supervisionado do ponto de vista conceptual por Luís Castro e Vel Z, directores artísticos e fundadores da Karnart, estará fundamentalmente dividido nas duas partes que constituem o neologismo perfinst e correspondem aos conceitos de Performance (artes performativas, lato sensu) e Instalação (artes plásticas e digitais). Estes gémeos bivitelinos estarão, do ponto de vista de construção gráfica, ligados por um caderno de imagens que se constituirá enquanto ensaio visual, por Vel Z.

A primeira dessas partes, PERF, centrar-se-á na pessoa, no ser animado, no intérprete do Perfinst, e integrará textos de carácter especializado por Luís Castro, testemunhos na primeira pessoa de quatro intérpretes, Bibi Perestrelo, Gisela Cañamero, Mónica Garcez e Sara Carinhas, e textos científicos da responsabilidade da Academia por Maria Helena Serôdio, Maria João Brilhante e Daniela Viola Salazar.

A segunda parte do livro, INST, focará o objecto enquanto protagonista, o inanimado dito com alma, as colecções do gabinete de curiosidades karnart, e aliará a textos de Luís Castro reflexões de Claudia Galhós, Emília Tavares, Gil Mendo, João Carneiro, Jorge Martins Rosa e Nuno Carinhas.

A obra, coordenada por Rita Martins, licenciada em Filosofia e doutorada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e por Luís Castro, será desenhada graficamente por Maria João Ribeiro, deixando-se à responsabilidade de Licínia Ferreira a bibliografia e a revisão dos conteúdos, e a cargo de Sérgio Vitorino traduções e retroversões.

O livro será co-editada pela Karnart, pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pel’A Bela e o Monstro Edições, e a impressão tipográfica terá o apoio financeiro do Programa Gulbenkian Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

A edição, norteada por princípios de sustentabilidade, contemplará 600 exemplares com 25cm de altura e 18cm de largura, e um miolo de 128 páginas para texto em papel reciclado e 48 páginas para imagem, em papel couché semi-mate.

APRESENTAÇÃO
ÍNDICE