Lisboa
Gabinete Curiosidades Karnart
23 de Novembro a 18 de Dezembro de 2021
Terça-feira a Sábado, 20h
Objecto de Perfinst que, de forma imersiva, gráfica, objectual e performativa, aborda a época, a vida e a obra do mais marcante dos elementos da família Buonarroti, Michelangelo – ou Michelagniolo, como ele próprio assinava na juventude –, nascido na renascentista Florença de 1475 e falecido em Roma em 1564, aos 89 anos de idade.
O projecto alicerça-se em pesquisas bibliográficas e fílmicas centradas nas suas vida e obra, mas focadas nas relações que estabeleceu com artistas que o antecederam e influenciaram (como Dante Alighieri, Giotto di Bondone, Francesco Petrarca ou Masaccio) ou foram seus contemporâneos, amigos, rivais ou inimigos (Pietro Torrigiani, Alessandro De’ Medici, Leonardo da Vinci, Danielle da Volterra, Ascanio Condivi, Tiberio Calcagni, Giorgio Vasari), e personalidades que foram seus tutores (Domenico Ghirlandaio, Lorenzo De’ Medici il Magnifico, Realdo Colombo), patronos (papas Giulio II, Leone X, Clemente VII, Paolo III, Pio IV ou até Paolo IV, que tenta destruir Giudizzio Universale por “indecente” ser) ou paixões (Tommaso De’ Cavalieri, Vittoria Colonna, Cecchino De’ Bracci).
A investigação dramatúrgica do projecto – que remonta de semente a Agosto de 2009 em Florença, se consolida enquanto proposta em 2017 em Almada/Porto Brandão, e intensivamente se conceptualiza, em ambiente de reclusão, na Quinta da Ribeira (Porto das Lãs de Cima, Montemor-o-Novo, cortesia de Adriana Castro e Nuno Leite) entre os dias 16 de Setembro e 08 de Outubro de 2021 – gera Guiões de Trabalho (“Biográfico”, “de Desenho”, “de Performance”, “de Pintura” ou “de Escultura”), apontamentos diversos (“Rime”, “Musiche”, “Notas sobre Corpo e Personalidade”, “Considerações sobre Arte”, “Condições Financeiras”, “Objectos”, “Vida Amorosa”) e galerias de “Imagens Complementares”, que podem ou não ser usadas também em contexto de apresentação pública (Retratos, Auto-retratos, Vida_Cúmplices, Vida_Amores, Obra_Escultura, Obra_Pintura, etc.).
Ao dia 23 de Novembro de 2021 estreia a versão Processo/Construção/Estaleiro/Pedra de BUONARROTI que, abrindo caminho a novas variantes para 2022, ecoa os ensinamentos de Marsilio Ficino ao jovem Michelangelo de 1490 na corte de Lorenzo de’ Medici, il Magnifico: Prendiamo questo sasso. Lo vedete? È um pezzo di pietra, informe, non rappresenta nulla. Eppure qui dentro è racchiusa un’idea, è imprigionata una forma. Basterebbe che uno scultore levasse a poco a poco, con sapienza, tutto ciò che è “di più”, e ne verrebbe fuori, anzi, libererebbe, una statua meravigliosa. Non è con le mani, amici miei, che si dipinge o si modella, ma con l’intelletto! Aqui e agora, de roteiro e lanterna em punho, a viagem ritualística mergulha-nos num iconográfico universo contemplativo, onírico, belo, pacífico, guiados sendo por uma misteriosa, mística, mitológica anfitriã de olhos toldados e som em punho. E em que a cada momento se cria Adão.
dramaturgia, conceito e direcção | Luís Castro |
co-criação | Vel Z |
intérprete | Mafalda Ferraz |
assistência, montagem, contra-regra e figuração | Davi Rodrigues |
consultoria musical | Jorge Rodrigues |
assessoria digital e apoio à comunicação | João Cabral |
apoio a montagem e instalação | Diogo Costa |
frente de casa | Xana Lagusi |
cafetaria | Ana Averlar [confecção] |
Marcos Marques ou Cristina Coelho [recepção] | |
retroversão roteiro de espectáculo fotografia de cena fotografia de instalação | Sérgio Vitorino Alípio Padilha Vel Z |
financiamento
Governo de Portugal – Cultura / Direção-geral das Artes
Câmara Municipal de Lisboa
apoio à residência dramatúrgica
Adriana Castro e Nuno Leite
Quinta da Ribeira, Porto das Lãs de Cima, Montemor-o-Novo
agradecimentos
Ana Magalhães, Ana Vieira da Silva, Catarina Romano, Diana Castro Fernandes, Eduardo Barreto, Jorge Martins Rosa, José Mestre Costa, José Luís Martins, Maria Teresa Sica, Telma Freitas Morna