Madala

Fotografia de Guta de Carvalho
LOCAL E DATAS
Festival “Moçambicanto”, Mercado do Terraço do Chão do Loureiro
11, 12 e 15 de Setembro de 1993

Cisterna da Escola Superior de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
03 a 23 de Novembro de 1993, segunda a sexta-feira às 18h

“Nova” Bar, Bairro Alto
03 a 23 de Novembro de 1993, diariamente às 22h

“Mozambique” Bar, Coimbra
26 a 30 de Novembro de 1993

“Faz Festa” Bar, Guarda
30 de Dezembro de 1993

Teatro Universitário do Minho, Braga
5 e 6 de Janeiro de 1994
APRESENTAÇÃO

Quase totalmente baseado em gestualidade e movimento, situado algures entre o teatro, a dança e a mímica, “MADALA” é um trabalho com trinta minutos de duração baseado no conto “Dina”, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana. Luís Castro articula a interpretação física de quatro personagens – três de raça negra, um velho, um jovem e uma mulher, e um homem de raça branca – com um texto gravado que, em off, se ouve localizando espacial e temporalmente a acção, e que pode ser perfeitamente apreendido por pessoas que não dominem a língua portuguesa.

O trabalho foi criado para dar resposta a um convite feito pelo Costa do Castelo Restaurante-Bar que, em 1993, organizou um encontro cultural e gastronómico sobre Moçambique, o “Moçambicanto”. Por ter estudado no início da adolescência o livro “Nós Matámos o Cão Tinhoso”, Luís Castro a ele decide recorrer escolhendo um dos seus contos para a criação do espectáculo.

Assim, e num exaustivo trabalho dramatúrgico, faz os levantamentos das referências sonoras (deixas de personagem, excertos de narração mais significativos, ambiências) e de toda a movimentação física dos personagens, esquiçando por essa via os eixos fundamentais do espectáculo. Divide depois o texto em dezasseis cenas e organiza-as sequencialmente de modo a que, com pequeníssimas alterações de guarda-roupa, possa passar em público de um personagem a outro respeitando a intenção primeira do autor e os pontos de vista de cada personagem.

O espectáculo desenrola-se em contexto de site-specifc e é reposto, alguns meses após o festival, numa colaboração cénica com o fotógrafo Guta de Carvalho, que intervenciona por processos químicos em câmara escura várias fotografias suas do espectáculo, por forma a que possam ser usadas, instaladas, no espaço de cena.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
concepção, interpretação e voz gravadaLuís Castro
apoio vocalMaria do Rosário Coelho
assistência de encenaçãoLúcia Sigalho
apoio ao movimentoMiguel Pereira
produçãoLuís Castro
Paula Pereira
fotografiaGuta de Carvalho
grafismoGuga
Guta de Carvalho
operação de somAntónio Câmara
José Mesquita
montagem de somEmanuel Lima
Luís Simões
Victor Milhanas
frente de sala e bilheteiraPaula Pereira
José Velez
Miguel Jorge
FINANCIAMENTO E APOIOS

financiamento institucional

sem qualquer financiamento

apoio

Costa do Castelo Restaurante-Bar / Fátima Morais, Associação de Estudantes da F. B. A. U. L., Nova Bar.

agradecimentos

Maria Helena da Fonseca Morgado da Costa e Castro, Luís D’Andrade da Costa e Castro, António Sol-Posto, Francisco Castro, José António Batata, José Neves, Luís Rafael, Manuel Reis, Óscar Grave, Paulo Simão, Rute Gaspar, e ainda Frágil, Curro.

GALERIA

Fotografias de Guta de Carvalho

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