Moçamor | Mur

Imagem de António Antunes sobre fotografias da família Morgado da Costa e Castro
a partir de uma ideia de Luís Castro e com a colaboração de Velez
LOCAL E DATAS
Lisboa
Galeria Monumental
05 a 26 de Agosto de 1999,
Quinta-feira a Segunda-feira, 22 horas
APRESENTAÇÃO

Primeira parte da trilogia autobiográfica de Perfinst teatral MOÇAMOR, MUR relata a primeira parte da vida de um indivíduo português nascido numa ex-colónia portuguesa no início dos anos sessenta, bem como vidas de familiares de gerações anteriores e posteriores à sua: é o retrato humano de uma família, espelho social de uma realidade específica, que abarca o período de tempo compreendido entre os anos vinte e 1976. Escreve Luís Castro no programa do projecto: “Esta é a história de uma família. De uma família com cem anos de idade. (…) É a história de um senhor chamado Francisco, que nos anos vinte partiu para Moçambique, para a então colónia portuguesa da costa oriental africana banhada pelo Índico (…). E é também a história da sua esposa, uma senhora de saúde frágil, chamada Maria Alice. Francisco teve entre outros uma filha chamada Maria Helena. Como as famílias se cruzam (…) temos também a história de um senhor chamado Joaquim, que viveu sempre em Portugal continental, a chamada Metrópole de então. Casou Joaquim com uma senhora de olhar misterioso chamada Adriana. Tiveram, entre outros, um filho chamado Luís. É por Maria Helena e Luís se encontrarem e se unirem, em meados dos anos cinquenta, que a nossa história vai passar a ser possível e o seu testemunho efectivo. Dessa união nascem três filhos, sendo chamado o intermédio e mais velho dos rapazes Luís Miguel. É das mãos dele, da sua posição crítica sobre um ambiente familiar específico, e do seu testemunho face aos acontecimentos religiosos, sociais e políticos que Moçambique e Portugal viveram entre os anos vinte e a mudança do milénio, que esta história nasce. Dividida em três partes, Mur, Ral e Elo. Murralelo era o nome da propriedade de Francisco no norte de Moçambique, onde Luís Miguel passava as suas férias de criança.”.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

concepção, direcção e instalação do espaço

Luís Castro
Interpretação Ana Bacalhau
Catarina Guerreiro
Lavínia Moreira
Luís Caboco
Martim Pedroso
Ricardo Cruz
Rita Rodrigues

produção, pesquisa e assistência de encenação

Carlota Oliva

assistência plásticaVelez
figurinosFernanda Ramos
luzJozz
José Valério

bilheteira, frente de casa e contra-regra

Marina Nabais
grafismoTó Trips
António Antunes
filme 8mmLuís D'Andrade da Costa e Castro
montagem vídeoGonçalo Luz
fotografias de cena e polaróidMaria Campos
tratamento de fotografias antigasNuno Neves
apoio vocalMaria do Rosário Coelho
apoio de somPedro Gonçalves
montagem de cenaAmérico Castanheira
apoio de produção e montagemHelena Dias
Elisabete Paiva
Joana Melo
FINANCIAMENTO E APOIOS

financiamento institucional

Ministério da Cultura / IPAE – Instituto Português das Artes do Espectáculo

apoio

Fundação Calouste Gulbenkian, Clube Português de Artes e Ideias, Câmara Municipal de Lisboa / Pelouro da Cultura, Galeria Monumental, Galeria Zé Dos Bois, Orpocom, Luxtro, Sindicato dos Médicos da Zona Sul, Make Up For Ever.

agradecimentos

Maria Helena da Fonseca Morgado da Costa e Castro, Luís D’Andrade da Costa e Castro, Arlindo Fernandes, Maria Helena Moreira, Óscar Grave, Patrícia Almeida, Hélder Costa, Pedro Lopes, Pedro Gardete.

GALERIA

Fotografias de Maria Campos

MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO
IMPRENSA