A Fronteira

Imagem de Vel Z a partir de xilogravura de Lynd Ward
LOCAL E DATAS
Lisboa
Espaço Karnart
04 a 18 de Julho de 2008
Segunda-feira a Sexta-feira, 21h
APRESENTAÇÃO

Uma leitura inspirada no universo da escultura com uma forte marca de direcção de movimento. LA FRONTERA, curta peça de Laila Ripoll, autora espanhola contemporânea (n. Madrid 1964), nunca antes apresentada em Portugal, permite uma reflexão sobre o tema da emigração e centra a sua acção na luta entre um jovem – que quer atravessar uma fronteira à procura de melhores condições de vida – e um velho (o seu avô) que carrega aos ombros enquanto atravessa as águas lodosas de um esteiro, numa noite escura. Escrita em 2003, a peça estreou em 2004 no Teatro del Pueblo de Buenos Aires (Argentina), com direcção de Mariel Bignasco. Segundo Luís Castro, “enquanto estrutura de criação artística preocupada em intervir socialmente, este pareceu-nos um tema a abordar; encontrámos no texto de Laila Ripoll uma oportunidade para partilhar com os nossos espectadores uma reflexão sobre as motivações e as recusas da emigração, esse espelho de desigualdades e injustiças que ciclicamente se repete, cruzando gerações e povos e transformando países de emigrantes em países de imigrantes…”.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

texto

Laila Ripoll

direcção artística e de produção

Luís Castro

criação e interpretação

André Amálio


Miguel Costa

produção executiva

Inês Costa

grafismo e caracterização

Vel Z


a partir de xilogravura de Lynd Ward

apoio ao movimento

Joana Furtado

espaço cénico e figurinos

Luís Castro

apoio à cenografia

Daniel Fernandes

apoio à dramaturgia

Maria Campos

sonoplastia e operação de som

Fernando Ferrinho

luminotecnia

Inês Pombo

operação de luz

J. Mota

apoio à imprensa

Nuno Pascoal

FINANCIAMENTO E APOIOS

financiamento institucional

Ministério da Cultura / Direcção-geral das Artes

apoios

Faculdade de Medicina Veterinária, SIC, Rádio Europa Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa/Associação Turismo de Lisboa, Tóbis, Forum Dança, Delta Cafés.

agradecimentos

Fernando Ferreira (agradecimento especial), Bernando Chatillon, Cledna Petrato, Emanuel Arada, Fernando Grilo, Isabel Medina, Manuela Jorge, Marta Mendes, Susana Amaral, Ugo Froes, Vanda Leitão, e ainda Escola de Mulheres e C. E. M. Centro em Movimento. 

GALERIA

Fotografias de Maria Campos

MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO
IMPRENSA
COMENTÁRIOS