Portucalidades

Imagem de António Antunes, sobre fotografias de peças dos locais visitados,
a partir de uma ideia de Luís Castro e com a colaboração de Velez
LOCAL E DATAS


Apresentação de cada ETAPA

Azoia
    Balneário do Grupo Desportivo União da Azóia
    15 de Dezembro de 2000, 22.30h

Ovar
    Garagem privada em Torrão do Lameiro
    03 de Janeiro de 2001, 18h

Tavira
    Casa das Artes – Lagar Museu
    04 de Fevereiro de 2001, 18h

Paredes de Coura
    Adega do Museu Regional de Paredes de Coura
    28 de Fevereiro de 2001, 19h

Fundão
    Casino Fundanense
    20 de Março de 2001, 21h

Torres Vedras
    Sede da Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente
    23 de Novembro de 2002, 21.30h


Apresentações do ESPECTÁCULO

Lisboa
Galeria Zé-Dos-Bois
13 a 30 de Abril de 2001
Quarta-feira a Segunda-feira, 22h

Viseu
Teatro Viriato / Centro Regional das Artes do Espectáculo das Beiras
13 a 15 de Setembro de 2001, 21.30h

Caldas da Rainha
Curros da Praça de Toiros
29 e 30 de Novembro de 2002, 21.30h

APRESENTAÇÃO

PORTUCALIDADES, projecto de perfinst interventivo sobre a identidade cultural portuguesa e a eminente extinção de alguns valores, desenvolveu-se em três fases ao longo dos anos de 2000, 2001 e 2002. A primeira dessas fases contou com cinco etapas de pesquisa na província (Azoia/Sesimbra, Centro Litoral, Dezembro de 2000; Ovar, Litoral Norte, Janeiro de 2001; Tavira, Leste Algarvio, Fevereiro de 2001; Paredes de Coura, Minho, Fevereiro/Março de 2001; Fundão, Beira Interior, Março de 2001) e um período de apresentações numa casa abandonada anexa à Galeria Zé-Dos-Bois, em Lisboa (PORTUCALIDADES, Abril de 2001); a segunda fase constou de um período de pesquisa em Viseu e de uma apresentação do conjunto das então seis etapas no Teatro Viriato (PORTUCALIDADES II, Setembro de 2001); da terceira fase fez parte uma etapa de pesquisa – em associação com a estrutura Transforma, de Torres Vedras – nas Caldas da Rainha, e uma apresentação do conjunto nos Curros da Praça de Toiros naquela cidade, em Novembro de 2002 (PORTUCALIDADES III). Por sete vezes, portanto, e em blocos de aproximadamente quinze dias, partiu Luís Castro, mentor do projecto, para uma zona do país com um colaborador e um intérprete que só pontualmente se repetiram. Nos locais de pesquisa na província a ordem de trabalhos desenvolveu-se de acordo com o seguinte esquema: A | Semana de Recolha de: A.1. | Objectos específicos da zona para instalação ou composição cenográfica (peças de artesanato e/ou materiais naturais locais) a cargo de Luís Castro; A.2. | Sons, elementos plásticos, fotografia, vídeo/super8, figurinos ou pintura, a cargo do colaborador convidado (respectivamente, e na Azóia, Razguzz, criador de som; em Ovar, Velez, artista plástico; em Tavira, Maria Campos, fotógrafa; em Paredes de Coura, Paulo Abreu, cineasta; no Fundão, Fernanda Ramos, figurinista; em Viseu, Ivo Moreira, pintor; nas Caldas da Rainha, Reinaldo Rodrigues, fotógrafo); A.3. | Características humanas da população local, pelo actor/performer (na mesma ordem de locais: Maria João Neves, Pedro David, João Vaz, Dora Bernardo, Bibi Perestrelo, Nuno Veiga e Ana Ferreira, Marco Patrocínio); B. | Semana de Entrosamento e ligação do material recolhido pelos três participantes (criador, colaborador e intérprete), em ensaios regulares; C. | Dia de apresentação pública piloto, gratuita, para as populações locais; esboço já consistente de cada um dos solos/monólogos que viriam depois a ser aperfeiçoados e integrados com os seus congéneres nos espectáculos finais, os quais tiveram lugar respectivamente em Lisboa, Viseu e Caldas da Rainha.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

concepção e direcção

Luís Castro

produção executiva primeira fase

Elisabete Paiva

colaboração plástica

Velez

som

Razguzz

imagem (vídeo e super 8)

Paulo Abreu

figurinos

Fernanda Ramos

grafismo

Tó Trips

fotografias Tavira e Lisboa

Maria Campos

fotografias Caldas da Rainha

Reinaldo Rodrigues

movimento Viseu

Miguel Pereira

pintura Viseu

Ivo Moreira

interpretação

Azoia, Lisboa, Viseu e C. Rainha

Maria João Neves

Ovar, Lisboa, Viseu e C. Rainha

Pedro David

Tavira, Lisboa, Viseu e C. Rainha

João Vaz

Paredes de Coura

Angelique Pereira

Paredes de Coura, Lisboa, Viseu e C. Rainha

Dora Bernardo

Fundão, Lisboa, Viseu e C. Rainha

Bibi Perestrelo

Viseu e C. Rainha

Ana Ferreira

Nuno Veiga

Caldas da Rainha

Marco Patrocínio

FINANCIAMENTO E APOIOS

financiamento institucional

Ministério da Cultura / IPAE – Instituto Português das Artes do Espectáculo
Fundação Calouste Gulbenkian – Apoio à Pesquisa de Financiamentos
Câmara Municipal de Sesimbra, Câmara Municipal de Ovar, Câmara Municipal de Tavira, Câmara Municipal de Paredes de Coura, Câmara Municipal de Fundão, Câmara Municipal de Viseu
Clube Português de Artes e Ideias

co-produção fase II

Centro de Artes do Espectáculo de Viseu

co-produção fase III

Transforma – Associação Cultural

apoio

Câmara Municipal de Lisboa, Paulo Cancela de Abreu [alojamento na Azoia], Maria da Encarnação Teixeira [alojamento em Ovar], Convento de Santo António [alojamento em Tavira], Gabriella Casella e Jorge Teixeira [alojamento em Paredes de Coura], Casa dos Maias Turismo de Habitação [alojamento no Fundão], Galeria Zé-Dos-Bois [espaço de apresentação em Lisboa], Vox [impressão de cartazes e programas], Orcopom [material para figurinos], Restaurante O Páteo [refeições em Viseu], Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

agradecimentos em Azoia/Sesimbra

António Cruz, Cristóvão Rodrigues, Maria João Crespo, Nuno Silveira Ramos, e ainda Café Retiro dos Amigos, Grupo Desportivo União da Azóia, Museu Municipal de Sesimbra, Posto de Turismo de Sesimbra, Rádio Santiago.

agradecimentos em Ovar

Alda Ribeiro, Ângela Castro, António Alberto, José Gonçalves, Luciano Ramos, Manuel Oliveira, Otília Neto, Sara Correia, Vítor Santos, e ainda Contacto Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, Santa Casa da Misericórdia de Ovar, Revigrés, Jornal de Ovar, Rádio Antena Vareira.

agradecimentos em Tavira

Acácio Pinheiro, Isabel Castanho Paes, José Delgado Martins, Macário Correia, e ainda Associação Casa das Artes, Rádio Gilão, Rádio Horizonte, Diário do Sul.

agradecimentos em Paredes de Coura

Etelvina, Aníbal Almeida, António Esteves, António Pereira Júnior, Catarina Providência, Joana Rodrigues, e ainda Museu Regional de Paredes de Coura, Biblioteca Municipal de Paredes de Coura, CRAT – Centro Regional de Artes Tradicionais, Centro Cultural de Paredes de Coura, Jornal Cardeal Saraiva.

agradecimentos no Fundão

Catarina Correia, José Maria de Brito Fortunato, José Rodrigues Soares, Maria Emília Maia da Costa, Maria da Luz Duarte, Miguel Nascimento, e ainda Rancho Folclórico de Silvares, Foto Rosel, Casa Forte Antiguidades e Velharias, Jornal do Fundão, Rádio Jornal do Fundão, Rádio Cova da Beira.

agradecimentos em Viseu

Maria José Marques Costa, José Fernando Monteiro de Oliveira, José Moreira Amaral, Emílio Gouveia Lopes, António Manuel Costa Jardim, Maria Celeste Domingues Jardim, Hélder Abraços.

agradecimentos em Lisboa

António Trindade, Fernando Luís Sampaio, Helena Palma, Isaura Lobo, Jorge Barreto Xavier, Manuel da Costa Cabral, Manuel da Hora, Maria Calado, Nuno Mourão, Paulo Acciaioli Gouveia, Paulo Braga, Paulo Gonçalves, e ainda Imprensa Municipal da CML.

GALERIA I

Fotografias polaroide Etapa Tavira © Maria Campos

GALERIA II

Fotografias Etapa Fundão © Fernanda Ramos

GALERIA III

Fotografias do espectáculo em Lisboa © Maria Campos

MATERIAL PARA DIVULGAÇÃO
IMPRENSA
TRABALHOS DO PÚBLICO